O Mensageiro WhatsApp é Confiável?

O WhatsApp é o mensageiro mais popular de propriedade do Facebook. De acordo com as estatísticas oficiais, o número de usuários ativos do WhatsApp chegou a 1 bilhão em 2020. Imaginem só, aproximadamente 65 milhões de mensagens são enviadas diariamente através deste aplicativo social. 

Como o aplicativo é tão popular, é muito atraente para os hackers. Neste artigo, vou falar sobre as principais ameaças à segurança do WhatsApp, que o ajudarão a proteger seus chats e mídia compartilhada contra hackers, aplicativos espiões do WhatsApp e software de keylogging.

Essa pergunta se estende para as versões modificadas deste App. Será que o Whatsapp GB é perigoso?

Cópias de segurança não criptografadas

A transmissão da mensagem do WhatsApp é sempre criptografada, o que significa que somente o destinatário e você pode decodificá-la. Este recurso não permite que ninguém, incluindo o Facebook, acesse os dados transmitidos. Infelizmente, isto não protege seus chats uma vez que eles são descriptografados em seu smartphone.

O WhatsApp oferece um recurso de backup para todos os dispositivos Android e iOS, permitindo que você recupere chats removidos acidentalmente. Além do backup baseado em nuvem, há também um backup local em seu smartphone.

Se você é um usuário Android, você pode salvar suas cópias no GoogleDrive, e para usuários de iPhone, a Apple oferece o conhecido iCloud. O backup contém chats e mensagens descriptografadas em seu dispositivo.

Os arquivos de backup no iCloud e no Google Drive são descriptografados. Estes serviços baseados em nuvem são teoricamente vulneráveis, o que prejudica a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.

Como não podemos escolher nosso local de backup, estamos à mercê dos provedores da nuvem para manter os dados sãos e seguros. E embora não tenha havido ataques de hacking em massa a estes serviços baseados em nuvem, não há 100% de garantia de que seus arquivos estejam seguros.

 Serviço WhatsApp Web

A maioria dos cibercriminosos usa este serviço para acessar as conversas do WhatsApp de seus alvos. O WhatsApp está disponível no site oficial ou como um aplicativo Web quando podemos escanear o código no smartphone e começar a usar o aplicativo em um computador.

Mas as lojas App Store e Google Play verificam minuciosamente antes de entrar se alojado on-line, enquanto as lojas on-line habituais podem estar inseguras. Quando buscamos o WhatsApp na App Store, fica bem claro qual aplicativo é oficial. Na Internet, o messenger é estranhamente fácil de confundir com spyware e aplicativos de hacking.

Há muitos golpistas passando seus aplicativos maliciosos como um utilitário oficial do WhatsApp no desktop. Quando tal aplicativo é baixado e instalado em um dispositivo, seus chats e mídia não são mais seguros.

Alguns hackers usaram outros métodos, por exemplo, criaram sites para vazar dados pessoais via phishing. Estes sites parecem a versão web do WhatsApp e pedem ao alvo um número de telefone para se conectar ao servidor. Então, o número de telefone gravado era usado para enviar spam ou para correlacionar com outros dados vazados na rede.

Em geral, para fins de segurança, você deve usar aplicativos e serviços de fontes oficiais. No WhatsApp, há um cliente Web do WhatsApp para qualquer PC. Há também aplicativos oficiais para dispositivos Android, iOS, macOS e Windows.

Status do WhatsApp

Por muitos anos, o status do WhatsApp tem sido a única possibilidade de compartilhar seu estado de espírito ou atividades atuais com seus contatos. Além disso, este recurso se transformou no WhatsApp Status que concorre com os Stories do Instagram.

Instagram é uma plataforma pública, mas se você desejar, pode esconder seu perfil. O WhatsApp, por outro lado, é (ou deveria ser) um serviço privado usado para conversar com amigos e familiares.

Infelizmente, este não é o caso. Qualquer pessoa de seus contatos do WhatsApp pode ver seu status. No entanto, você pode gerenciar a visibilidade de seu status.

Em Configurações > Conta > Privacidade > Status, você encontrará 3 opções de privacidade: Meus contatos; Meus contatos, exceto… Compartilhar somente com…

Embora o WhatsApp não possa deixar claro se os contatos bloqueados podem visualizar seu status, pelo menos tais contatos não podem verificar seu status, independentemente de suas configurações de privacidade. Como os Stories, quaisquer vídeos e fotos desaparecerão em 24 horas.

Fake News

Nos últimos anos, as redes sociais foram objeto de críticas por sua atitude leal à difusão de notícias falsas e desinformação. O Facebook, particularmente, participou de um processo judicial por divulgar informações falsas durante a campanha presidencial dos Estados Unidos em 2016. O WhatsApp também foi criticado pelo mesmo motivo.

Os casos mais notáveis aconteceram na Índia e no Brasil. No primeiro caso, o mensageiro foi usado para espalhar a violência em 2017-2018. As mensagens difundidas continham detalhes de raptos de crianças fabricadas com dados concretos sobre pseudo-criminosos.

No Brasil, o WhatsApp foi uma fonte de notícias falsas durante as eleições de 2018. Como tais dados são facilmente divulgados, os empresários brasileiros criaram empresas para desinformação contra os candidatos. Esta campanha foi muito fácil de organizar, pois seu número de telefone é seu nome de usuário no WhatsApp, e os malfeitores simplesmente compraram uma base de números de telefone.

Ambas as edições transformaram 2018 nos piores anos da história do Facebook. Não é fácil evitar a disseminação de notícias falsas em nossa era digital, embora muitos considerassem a reação do WhatsApp a esses incidentes bastante passiva.

O WhatsApp, no entanto, passou por algumas mudanças. Para ser mais específico, ele colocou limites à transmissão, reduzindo-a de 250 para 5 grupos. Além disso, o botão de encaminhamento foi removido em várias regiões.

Compartilhamento de dados do Facebook

O Facebook tem sido frequentemente criticado nos últimos anos, basicamente, por seu efetivo monopólio de mercado e ações anticompetitivas. Os reguladores tentam minimizar suas ações anticompetitivas, avaliando e analisando quaisquer tentativas de aquisição.

Portanto, quando o Facebook decidiu que iria adicionar o WhatsApp à “família Facebook”, a União Europeia aprovou o acordo somente quando o Facebook anunciou que estas são 2 empresas diferentes e os dados dos aplicativos serão armazenados separadamente.

Logo depois disso, o Facebook voltou ao acordo e em 2016 a política de privacidade do WhatsApp foi atualizada, o que permitiu o acesso do Facebook aos dados do WhatsApp.

Embora os detalhes sobre os dados transmitidos não tenham sido revelados em toda sua extensão, na verdade, ela inclui seu número de telefone e outros dados como quando você usou sua conta pela última vez.

Eles também anunciaram que nenhum de seus dados seria visível publicamente no Facebook, o que significa que eles estariam escondidos no perfil inacessível de você no Facebook. Graças à reação negativa a esta declaração, o WhatsApp permite que os usuários desativem este compartilhamento de dados. Mas, nos anos seguintes, esta opção foi silenciosamente removida.

Conclusão

Agora que você sabe se o WhatsApp é confiável, deixo a seu critério decidir se quer continuar usando ou não. A boa notícia é que o aplicativo usa criptografia de ponta a ponta, o que implica um alto nível de segurança.

Gosta de enviar fotos profissionais no WhatsApp? então você precisa saber como tirar fotos melhores e de maior qualidade.