Distância focal: Tudo o que você precisa saber para tirar fotos melhores e de maior qualidade

Para fazer imagens que tenham a mesma qualidade de retrato profissional é essencial que se tenha cuidado com a distância focal. Ela faz toda a diferença no resultado final de registros fotográficos. Conheça mais sobre o assunto, hoje.

O que é distância focal?

Também conhecida como comprimento focal, ela é a capacidade de uma lente na promoção do aumento de uma imagem. Por isso, ela é a possibilidade de focar em um objeto que não necessariamente está perto da câmera.

Igualmente, ela influencia na capacidade de uma câmera em criar efeito de profundidade. Nesse caso, destaca-se um ponto da imagem, de forma que os demais parecem distantes, desfocados.

Assim, essa é uma importante capacidade das câmeras e das fotos. E não são apenas os profissionais que podem usar a distância focal. Hoje a maioria dos celulares conta com recursos como esse. E ele é muito mais fácil de usar do que parece.

Todas as câmeras contam com comprimento focal que varia dentro de duas medidas. Essas medidas são dadas em milímetros. Com isso, quanto mais alto o número, maior o zoom. Em outras palavras, aqui a distância focal é usada para aproximar o objeto.

Por outro lado, quando o comprimento disponível estiver no mínimo, então ele está com área de foco maior. Ou seja, mais detalhes de um local onde está o objeto de registro estarão presentes na imagem.

Como a distância focal influencia na qualidade da foto?

Esse recurso faz toda a diferença no resultado final da imagem. Ele é capaz de medir o espaço que existe entre o centro óptico de uma lente e o sensor. Mas o que isso quer dizer? Ele leva em consideração a distância que existe entre o mecanismo que captura a luz e o que captura e processa a foto.

Quanto maior a distância focal de uma câmera, menor será a área que ela é capaz de enquadrar dentro de uma imagem. Por outro lado, quanto menor for essa distância, mais amplas podem ser as imagens e os registros.

Assim, o comprimento focal influencia sobre a qualidade de uma foto justamente pela capacidade que ela possui de enquadrar cenas. Aliás, de enquadrá-las com qualidade e riqueza de detalhes da imagem.

Em outras palavras, a distância focal corresponde à capacidade de uma câmera em ampliar ou reduzir um objeto, pessoa, ou paisagem. Por isso, ela nada mais é do que o zoom da sua câmera. Ele expande um ponto da imagem, ainda que ele esteja distante da câmera.

Como treinar a distância focal?

A resposta para isso é justamente o treino. Você precisa treinar as fotografias. Uma boa forma de fazê-lo é fotografar o mesmo objeto ou ambiente diversas vezes. Use distâncias diferentes. Entenda o que você está fazendo, sempre, e o que está enquadrando.

Depois, então, revise-as. Com isso, você vai entender quais ficam melhores para essa distância, espaço, luz e posicionamento. Ou seja, você vai entender qual tipo de foco e uso do zoom, também.

Ainda, repita esse processo em diferentes lugares, iluminações e espaços. Com isso, você vai conhecendo melhor a sua câmera e o uso da distância focal dela.

Conheça sua câmera

Por fim, entenda como o tipo da câmera influencia na qualidade da foto e na possibilidade de aproximar pontos com qualidade. Ou, então, aumentar o campo de visão. Veja os tipos:

  • Grande angular: esse tipo de câmera possui distância focal menor. É o mais comum em celulares. Use o efeito fisheye para dar mais profundidade e distância;
  • Micro ou macro: aproxima um ponto em até 10 vezes sem perder a qualidade;
  • Objetiva: sua escala projeta a imagem de forma semelhante a como os olhos humanos a percebem e possuem menos distorções;
  • Teleobjetiva: possui maior distância focal, de forma que dá profundidade a campos menores.