NOC: O que é e quais são os benefícios de implementá-lo?

O monitoramento de rede com NOC é mais efetivo e apresenta mais resultados

Empresas de suporte de TI costumam oferecer o monitoramento de rede como um dos principais e mais importantes serviços. Trata-se de um monitoramento de 24 horas de dispositivos móveis, computadores, roteadores e impressoras, a fim de garantir a correção imediata de possíveis falhas, protegendo os dados e informações.

Quando o monitoramento é acompanhado do NOC (Network Operations Center) se torna ainda mais efetivo. Pois, o Centro de Operações de rede – tradução de NOC – é um local onde os especialistas de rede supervisionam todos os clientes. Pode ser uma sala tanto da empresa quanto de um provedor terceirizado que faz o monitoramento com base na nuvem.

A equipe especializada tem controle das conexões e consegue lidar com instabilidades de forma veloz, antes de danos maiores sejam causados. Entenda mais sobre o serviço do NOC e aprenda a implementá-lo.

NOC: O que é?

Pode-se definir NOC como a estrutura do monitoramento de rede, que gerencia ativamente os sistemas e dispositivos das empresas, a fim de prevenir problemas e resolvê-los rapidamente, quando ocorrerem. Dessa forma, há menos perda de produtividade.

Além do monitoramento e das rápidas correções, em um Centro de Operações, os profissionais fazem relatórios de qualidade e desempenho do uso das redes; instalação de softwares atualizados; backup; e coordenam as políticas de uso da internet. O objetivo da equipe é garantir a estabilidade do ambiente virtual para os funcionários da empresa.

4 Vantagens de ter NOC na sua empresa

Quando o gerente da empresa entende a importância de implementar o NOC, evita muitas dores de cabeça. Esse serviço pode ser adotado por qualquer setor empresarial, pois se adapta às necessidades de cada corporação. Confira as vantagens dessa tecnologia!

Acompanhamento constante 

O monitoramento diário permite um acompanhamento próximo do desempenho da empresa, permitindo mudanças estratégicas e assertivas no setor de TI. Os relatórios apontam quais ferramentas são mais utilizadas pelos funcionários, a frequência de instabilidades e os recursos que melhoram a produtividade. 

Correção imediata problemas

Como o acompanhamento acontece 24 horas por dia, a equipe de TI identifica rapidamente uma falha na segurança ou irregularidade no sistema. Logo, além de gerar um alerta para os funcionários, consegue corrigir o problema imediatamente. Depois da correção, buscam a origem do erro no sistema e implementam componentes que reforçam a segurança. 

Sem contar que a segurança da rede é reforçada pelo NOC, utilizando recursos eficientes de proteção, que respeitam as políticas de segurança.

Agilidade

A equipe de NOC garante que a conexão funcione bem e não haja lentidão na rede, o que torna os serviços dos outros setores muito mais rápidos, pois é muito comum sobrecarga nos sistemas. O aumento de produtividade também implica na redução de custos da empresa.

Transparência

Os contratantes das empresas de suporte de TI podem se sentir inseguros em ter outra equipe monitorando seus negócios. Porém, a equipe de tecnologia também apresenta relatórios do seu próprio trabalho para a direção, apontando os dados coletados e tudo que foi analisado no período combinado. Pode ser mensal ou semanalmente.

Como implementar o NOC?

Agora que você sabe a importância e função do NOC, pode buscar uma equipe de suporte de TI de confiança terceirizada ou abrir espaço para um setor especializado na própria empresa. Costuma-se optar pela terceirização, por conta da praticidade e especialização que uma empresa consolidada já tem. 

Para implementar uma equipe de TI própria, seria necessário fazer entrevistas de emprego e montar um planejamento, conforme o que o empresário deseja na área. Contratando a equipe consolidada no mercado, o custo também é menor, visto que eles oferecem a estrutura de TI junto do serviço e dos profissionais com experiência.