O sonho da maioria dos brasileiros é ter uma casa própria, um lugar para “chamar de seu”, para viver durante anos e anos e claro, deixá-lo de acordo com seus gostos, necessidades e personalidade.
Porém, para conseguir isso o que é melhor: construir uma casa do zero ou comprar uma que já está pronta?
Se você, assim como muitas pessoas, também está com essa dúvida, então veja a seguir as vantagens e desvantagens de cada uma para tomar sua decisão.
Mas lembre-se: não existe certo ou errado, não há uma regra estabelecida, cada pessoa precisa fazer suas avaliações e ver o que vale mais a pena. Tudo depende das suas vontades, prioridades e dos seus objetivos.
Agora vamos às informações! Esperamos ajudá-lo (a).
Casa própria: comprar ou construir?
Vamos começar pela casa que já está pronta!
Casa pronta
A casa pronta, na maioria dos casos, oferece muito mais comodidade e praticidade para quem a compra, afinal, não há muito o que fazer, basta comprá-la e pronto.
Isto é, depois de fechar o negócio, assinar os papéis e resolver questões mais burocráticas, é só pegar as coisas, marcar o dia da mudança e aproveitar o novo lar.
Além disso, comprar uma casa pronta normalmente não gera tanta dor de cabeça e desgaste, ao contrário do que acontece em obras, já que podem surgir problemas e imprevistos, é preciso comprar diversos materiais, lidar com pedreiros e serventes e etc.
Com uma casa pronta, nada disso é necessário (claro, a não ser que você queira fazer alguma reforma mais para frente).
Outro ponto interessante ainda sobre a casa pronta é que há mais facilidade para conseguir o financiamento.
Agora em relação às desvantagens é que:
Talvez possam surgir problemas que foram “maquiados” na hora da venda como infiltrações e falhas elétricas, e também nem tudo vai ser como você gostaria (e por isso talvez tenha que fazer algumas reformas e que irão gerar mais gastos).
Além disso, o custo é normalmente mais alto do que construir, afinal, a casa já está pronta e você também paga o lucro do proprietário na hora da compra.
Construir uma casa
Agora vamos falar sobre a construção da sua própria casa!
Para começar, obviamente você tem muito mais liberdade e opções para construí-la e personalizá-la de acordo com suas vontades e necessidades.
Isto é, você pode escolher o local ideal para você, estruturar e customizar a casa do jeito que você quer, escolher os cômodos e tamanhos deles e até mesmo escolher os itens e materiais que irão compô-la, como telhas galvalume para a sua garagem, pisos específicos para a sua sala e muito mais!
É claro que, para tudo isso, é necessário muito planejamento, muita pesquisa e paciência, pois obras assim não são rápidas e no meio do caminho ainda podem surgir problemas. Por isso, leve estes aspectos em consideração também.
Agora outra vantagem ao construir uma casa é que será pouco provável que você faça reformas depois, afinal de contas, você já estará construindo a casa do jeito que você quer e com os materiais que você quer!
E para finalizar, um outro ponto relevante é que geralmente construir uma casa (se tiver um planejamento adequado e bem feito) sai bem mais em conta do que comprar uma casa pronta.
Porém, como nem tudo são flores, existem também certas desvantagens ao construir uma casa como: o tempo da obra, a necessidade de ter um investimento mais elevado no início e certas dificuldades e questões burocráticas em relação a escolha e compra do terreno.
Agora cabe a você avaliar e escolher qual investimento compensa mais para você! Comprar uma casa pronta ou construir uma do zero? Deixe um comentário abaixo para sabermos!