A comida natural para cachorro é muito importante para garantir a saúde dos nossos animais de estimação. Hoje, temos mais cuidado, deixando de lado os produtos industriais, evitando OGM, corantes, conservantes e escolhendo diariamente produtos naturais e saudáveis.
A obesidade também é uma doença comum em cães, e esse hábito também causou uma mudança na dieta de animais domésticos: cada vez mais, estamos substituindo os alimentos industriais por algo doméstico, a comida natural para cachorro surgiu com o intuito de melhorar a qualidade e a saúde dos cães
Isso é muito bom, no entanto, uma vez que é algo relativamente novo, muitas pessoas duvidam do que é alimento natural para cães, como ele funciona e quais são seus benefícios.
É fundamental que antes de inserir o seu animal de estimação numa dieta de comida natural para cachorro, você procure um veterinário e explique sua idéia em fazer a troca da ração para a comida natural para cachorro.
Este guia deve ser seguido por cães totalmente saudáveis. Para uma dieta específica para a idade e condição física do seu cão, consulte seu veterinário nutricionista antes de iniciar esse processo.
Muita atenção aos cães com doenças crônicas. Esses cães são sensíveis e para qualquer mudança em sua rotina é fundamental a participação do veterinário. Verifique regularmente o seu cão para exames de saúde.
Como preparar a comida natural para cachorro
- Os alimentos devem ser cozidos em água e sem nenhum tempero.
- Carboidratos e vegetais sempre devem ser bem cozidos, porque os cães não conseguem digerir esses alimentos crus. Quanto mais cozido, mais fácil será digerir e melhor utilizado pelo cão.
- Carne e miudezas são melhor aproveitadas pelos animais se forem cruas. E, caso prefira cozinhar, o aconselhável é deixá-las totalmente mal passadas, quase cruas. O sistema digestivo predatório do cão faz melhor uso nesse formato.
Ao servir a comida natural para cachorro, a opção ideal é misturar todos os alimentos, pois o cão prefere comer apenas carne. Adicione apenas uma pitada de sal.
Os alimentos cozidos podem ser divididos em pequenas porções e armazenados no congelador. Dessa forma, podemos cozinhar mais alimentos por vez e economizar tempo diariamente na preparação da comida natural para cachorro.
Outros alimentos que podem ser incluídos na dieta de comida natural para cachorro
- Ovo: é um alimento rico em vitaminas e minerais e sua proteína é extremamente fácil de digerir – um ótimo alimento que deve fazer parte da dieta de comida natural para cachorro. Um ovo pode ser administrado uma ou duas vezes por semana, substituindo 50 g de carne por um ovo.
- Azeite ou óleo de coco: fios de óleo vegetal são bons para a saúde do seu cão, especialmente para a pele e o pêlo.
- Iogurte: Os cães adoram! O iogurte age como um probiótico natural. É importante evitar iogurtes com sabor e açúcar.
- Frutas: você pode dar ao cachorro e ser saudável, mas o excesso pode fornecer muito açúcar. Mesmo frutas cítricas geralmente não são prejudiciais para os cães, pois seu pH no estômago é muito ácido.