Até mesmo o melhor conteúdo pode ser perdido se não envolver e interessar o público.
E se o material for ótimo, se o usuário não conseguir ficar com ele mesmo por muito tempo devido à pouca legibilidade?
Sem formatação, imagens, cabeçalhos, etc. Pode haver muito mais dessas deficiências. Portanto, confira o que mais você deve cuidar para incentivar as pessoas a lerem seu blog.
1. Aceite o fato de que muitas pessoas apenas examinam o conteúdo com os olhos
A primeira coisa que você precisa levar em conta é o fato de que hoje em dia ler um blog não é como pegar um livro e ler de A a Z, em uma confortável poltrona.
Todo mundo está na correria hoje em dia e há muito conteúdo para visualizar de outras fontes. Então chegou ao ponto que, em vez de ler, apenas examinamos o conteúdo. Buscamos apenas as informações mais importantes nele.
Portanto, ajuste o estilo de escrita e escolha a formatação do texto para que você possa extrair informações específicas de maneira fácil e rápida.
2. Os primeiros parágrafos são os mais importantes
A apresentação deve interessar o público e incentivá-lo a agir.
Portanto, é bom intrigar até certo ponto com alguma coisa, lançar uma tese ou slogan que terá continuidade.
Se o usuário não estiver interessado no início do texto, há uma pequena chance de ele continuar.
3. Incentive com o título
O título é uma das primeiras coisas que um usuário vê quando encontra seu blog. Então, em grande parte, é o título que influencia se ele vai querer clicar na postagem ou não.
Aqui vale a pena focar em frases específicas em vez de longas descrições. Deixe claro em uma mensagem simples o que o texto contém.
Além disso, vale apostar na adição de números no título. Parece trivial, mas afinal, tendo uma lista com vários títulos, aqueles com números chamam mais a atenção.
Algumas palavras como “guia” ou “estudo de caso” também podem ser um incentivo para clicar.
4. Chame a atenção com uma imagem
A imagem do post é outra coisa que faz um artigo se destacar.
A foto certa envolve o espectador, incentiva a interação e permite que você fique de olho nela por um momento. É esse momento que muitas vezes determina se clicamos ou não em uma imagem. Portanto, aqui vale a pena tentar conseguir algo que não só se destaque, mas também agrade aos olhos.
Certamente, imagens gerais caem desse ângulo. Eles são banais, usados por todos e não se destacam em nada. Atualmente, ilustrações, imagens vetoriais e planas são cada vez mais usadas.
5. Mantenha o texto curto, conciso e quebre muitas linhas
O que mais poderia ser melhorado para incentivar a leitura?
O uso de parágrafos curtos com frequentes transições de nova linha é outra tendência da moda atualmente.
A leitura de fragmentos curtos concentra melhor a atenção. Especialmente em blogs estrangeiros, você pode notar que literalmente a cada duas ou mesmo uma frase, temos uma transição para uma nova linha.
6. Adicione um sumário
Reconhecidamente, desta forma você pode pular para o conteúdo relevante.
7. Procure as palavras-chave certas
O que o seu público está querendo saber? Sobre o que pesquisam no Google? “cupom de desconto magazine luiza primeira compra”? ou sobre “secadores de cabelos mais baratos”? Procure as palavras-chave mais buscadas e escreva textos com elas. A chance do seu conteúdo ser encontrado é muito maior.
Com certeza colocando em prática essas 7 dicas seu conteúdo ficará muito mais atraente e trará mais público para o seu site, se convertendo em vendas.