Se você nasceu em um país, mas vive em outro, convém adquirir dupla cidadania, o que permitirá que você tenha os direitos e obrigações nos dois países. Para fazer isso, você deve seguir uma série de procedimentos. Saiba como obter a dupla cidadania e quais os documentos necessários.
Como obter a dupla cidadania – Documentação
A requisição de dupla cidadania tem se tornado cada vez mais comun, praticamente todo mundo conhece ou já ouviu falar de alguém próximo que pediu cidadania portuguesa, italiana, francesa ou de outros países.
Se você decidiu obter dupla cidadania, deve executar as etapas a seguir, pois existem diferentes maneiras de obtê-la.
A cidadania por residência pode acomodar pessoas estrangeiras que já têm dez anos ou mais no país, mas há exceções, como os filhos de pessoas naturalizados no país que moraram fora.
- Formulário de inscrição padrão. Isso também pode ser enviado online.
- Bilhete de identidade estrangeira. Cartão de Família de um cidadão do país em questão ou Certificado do Registro Central de Estrangeiros ou do Registro de Cidadão da União.
- Passaporte do país de origem em vigor.
- Certidão de nascimento da parte interessada, devidamente traduzida e legalizada.
- Atestado criminal do seu país de origem, traduzido e legalizado, de acordo com as convenções internacionais existentes ou o certificado de conduta consular emitido com base em consulta às autoridades competentes do país de origem.
- Certidão de casamento, caso a pessoa que solicita a residência seja casada com um cidadão naturalizado no país. Caso seja brasileiro e esteja atrás dessa declaração, o requerente pode solicitar a certidão de casamento online.
- Comprovante de pagamento da taxa.
- Certificado de registro criminal do Registro Central de condenados. Pode ser substituído pela autorização para consultar o Ministério da Justiça no formulário de inscrição.
- Diplomas do Instituto Cervantes Um teste de conhecimento constitucional e sociocultural (CCSE) e o teste de conhecimento do idioma devem ser realizados e aprovados. As pessoas que são nacionais de um país em que a língua oficial é a mesma, estão isentas do exame de acordo com os Regulamentos de nacionalidade por residência, passaporte válido ou certificado de nacionalidade que credencia a isenção.
O documento ou pedido de residência pode ser feito pessoalmente ou on-line no Ministério da Justiça, onde você também pode se informar no caso de ser um dos casos de exceção mencionados acima, bem como com os procedimentos indicados.
Para mais informações consulte o consulado ou embaixada de seu país, através do site, ligação ou de forma presencial.
Agora que já conferiu em nosso site como tirar a dupla cidadania, não perca tempo, obtenha a sua.