VIAS DE CIRCULAÇÃO


20130123100554
A circulação rodoviária interna do porto é formada por ruas paralelas e perpendiculares ao cais, que facilitam a movimentação das máquinas e veículos que atuam durante a operação de movimentação de carga. Elas são calçadas com paralelepípedos e feitas a manutenção periodicamente, uma vez que o fluxo constante de veículos pesados danifica o calçamento.
Estas vias não possuem nomes formalizados até então. Porém há um consenso comum quando se trata delas no cotidiano. As paralelas ao cais são denominadas: Rua da Faixa do Cais, Rua Primária e Rua Secundária. Ainda há uma ruela que é conhecida como Alameda da Administração. As vias perpendiculares ao cais são conhecidas como Principal, que vai desde o portão de entrada de veículos até o cais, em linha reta, Extremidade Sul e Extremidade Norte.
Vias de Circulação Ferroviária
O acesso ferroviário ao Porto Organizado, bem como os dois ramais no seu interior, e ainda ao retro porto do Jacaré é operado pela CFN – Companhia Ferroviária do Nordeste, que conta com mais de 640 quilômetros de linhas de bitola métrica.