Bombeiros visitam Porto de Cabedelo em preparativo para simulado de emergência


Um grupo de militares do Corpo de Bombeiros da Paraíba realizaram uma visita técnica ao Porto de Cabedelo nesta segunda-feira (4) para conhecer as instalações e os mecanismos de segurança do local.
A visita foi realizada por bombeiros alunos e instrutores do curso de Combate a Incêndio em Instalações Portuárias (Cocip) e faz parte dos preparativos da instituição para o simulado de emergência (Pamcic) que ocorre na próxima quarta-feira (6) no entorno do Porto de Cabedelo
Os bombeiros foram acompanhados pelos servidores da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Queila Duarte, técnica de Segurança do Trabalho; Lúcio Nunes; gerente de Operações; e Fernando Dornelas, supervisor de Segurança.
Pamcic
O Pamcic (Plano de Ajuda Mútua da Cidade de Cabedelo) tem o objetivo de capacitar a população e os trabalhadores do Porto para os procedimentos em caso de emergência para que eles saibam como lidar com a situação e evacuar o local em segurança.
Além da Docas-PB e do Corpo de Bombeiros, participam também do simulado a Polícia Militar, empresas arrendatárias, operadores portuários e a população residente no entorno do Porto.
O Pamcic não era realizada há 15 anos e é uma exigência da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR–29) da Portaria do MTb N.º 53, de 17 de dezembro de 1997.
O Plano deste ano vai simular um cenário de transbordamento de combustível em uma das empresas arrendatárias que operam no local, com necessidade de evacuação do entorno da área.
Imprensa
Durante a realização do simulado, os órgãos de imprensa vão contar com um local específico para acompanhar todos os detalhes do Pamcic e poder divulgar à população de todo o Estado da Paraíba a importância desta iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *