Empresa de commodities mostra interesse em instalar terminal de derivados de petróleo no Porto de Cabedelo


Share Button

A diretora presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, recebeu, na tarde dessa quarta-feira (17), um executivo do Group Carpem Diem, representante da Gunvor Group no Brasil, uma das maiores empresas de commodities do mundo, para tratar sobrea instalação e expansão de terminais de derivados de petróleo no Porto de Cabedelo.

A empresa demonstrou interesse em firmar protocolo de intenções junto ao Porto de Cabedelo no sentido de realizar investimentos em três áreas passíveis de licitação localizadas no interior da poligonal do Porto de Cabedelo. Este investimento será na ordem de R$180 milhões e proporcionará a ampliação dos terminais existentes, bem como na implantação de novas bases.

Foi explicado que os estudos para permitir tais investimentos serão concluídos no mês de junho e entregues para aprovação do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq.

Gilmara Temóteo destaca que, caso a atual legislação portuária fosse mais flexível, a Companhia Docas da Paraíba teria plena capacidade de realizar os procedimentos licitatórios destas áreas no segundo semestre de 2017.”

O representante da Gunvor Group, por sua vez, afirmou que, com tais investimentos, serão movimentados aproximadamente 200 milhões de litros de derivados de petróleo pelo Porto de Cabedelo, aumentando exponencialmente a arrecadação de impostos, tornando o Estado da Paraíba autossuficiente na comercialização desses produtos. Afirmou ainda que, no momento em que o Governo Federal realizar as licitações destas áreas e tivermos segurança jurídica, temos capacidade de iniciar a execução das obras em menos de 30 dias.”

O Grupo – A Gunvor Group é uma das maiores empresas de commodities do mundo, presente em mais de 100 países, possui refinarias, minas, dutos e terminais. Em 2016 movimentou mais de 2,5 milhões de barris de petróleo e teve um faturamento de 64 bilhões de dólares.

Share Button

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *