Porto vai receber mais de 120 mil toneladas de petcoke em 30 dias

navio You & Island decarregando petcoke

Share Button

Nos próximos 30 dias quatro navios, todos vindos dos Estados Unidos, descarregarão em nosso porto mais de 120 mil toneladas do produto que tem como destino final o polo cimenteiro do Estado da Paraíba, cujas fábricas o utilizam como combustível para a produção do cimento.
O primeiro navio, You & Island, de bandeira panamenha, atracou nesta sexta-feira (24) com mais de 29 mil toneladas de petcoke. Essa operação de petcoke ou coke verde de petróleo envolve caminhões caçamba que transportam o produto do porto ao depósito do TECOP – Terminal de Combustíveis da Paraíba e de lá é distribuído para as fábricas.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, explica que o coque de petróleo, “do inglês “petcoke”, é o produto sólido resultante da destilação do petróleo, obtido a partir do craqueamento das frações residuais pesadas”.
O navio Diana Bolten, que vem de Houston (EUA), com 30,3 mil toneladas petcoke, atraca na próxima semana. Em abril o Porto de Cabedelo recebe mais dois navios. As duas cargas de petcoke superam 80 mil toneladas. O cargueiro Daí Shan Hai vai atracar com 35 mil toneladas e o Pola Idian com 28,5 mil toneladas.

 

Share Button